É impossivel irmos à Torre de Londres e não ouvirmos falar dos dois Principes, misteriosamente desaparecidos. Duas crianças, cujos fantasmas habitam ainda a torre.
O mistério dos Principes é conhecido e estes eram Edward (1470-1483) e Ricchard (1473-1483), filhos de Edward IV. Pouco depois da coroação de Edward, as duas crianças desapareceram e para nunca mais seram vistos com vida.
Edward nasceu em Londres em 1470 e o seu irmão, Duque de York, em Shrewsbury, em 1473. Os seus progenitores eram Edward IV e a sua esposa, Elizabeth Woodville. Edward IV subiu ao trono em resultado da Guerra das Rosas e conseguiu restaurar a estabilidade no país. Faleceu subitamente a 9 de Abril de 1483 e seu filho mais velho foi proclamado Edward V, em Ludlow.
Woodville e os seus apoiantes tentaram substitir Gloucester com um concelho regente, cientes do facto de que Gloucester os desprezava. Como novo rei, Edward V, viajou para Londres e encontrou-se com Gloucester, sendo foi escoltado até à capital, onde se alojou na Torre de Londres, em Maio de 1483. Em Junho, o Duque de York juntou-se ao seu irmão Edward.
Os rapazes foram declarados ilegitimos porque alegadamente o seu pai estava prometido em casamento a outra mulher, antes do seu casamento com Elizabeth Woodville.
Em Julho de 1483, Richard, Duque de Gloucester foi coroado Richard II. Os dois rapazes nunca mais foram vistos. É tido como certo que o seu tio os mandou assassinar, embora não haja provas e o caso dos dois principes permaneça até hoje um mistério.
Em 1674 foram encontrados os esqueletos de duas crianças debaixo das escadas que levam à capela, no decurso de renovações na White Tower. Na altura acreditou-se serem os restos mortais dos prinicipes, embora as escadas, aparentemente, fossem as originais, e por isso construidas dois séculoas antes dos rapazes terem desaparecido, tornando improvável a teoria. por ordem de Charles II os restos mortais foram sepultados em Westminster Abbey. Em 1933, a sepultura foi aberta para verificar se a ciência podia esclarecer a dúvida e ficou determinado que os esqueletos pertenceram a duas crianças, uma entre os sete e os onze anos e a outra entre os onze e os treze. Contudo, pelo menos um dos cientistas envolvidos declarou que o esqueleto da criança mais nova, quase de certeza pertencia a uma criança com menos de nove anos, deixando dúvidas se os esqueletos pertenciam ou não aos principes.
Em 1789, no decorrer de reparações na capela de St. George's, em Windsor, trabalhadores entraram acidentalmente no mausoléu de Edward IV e da rainha Elizabeth Woodville, descobrindo no processo o que parecia ser um mausoléu mais pequeno. Neste foram encontrados os caixões de duas crianças, misteriosas e não identificadas. Não foi levada a cabo nenhuma investigação e o tumúlo foi selado de novo e nelo foram inscritos os nomes de dois filhos de Edward IV: George, 1º Duque de Bedford que morreu com dois anos e Mary of York, que morreu com 14.
Durante a escavação para o túmulo real do rei George III, por baixo da cripta de Wolsey em 1810-1813 foram encontrados dois caixões com as inscrições de George Plantagenete e Mary Plantagenet e removidos para o tumúlo de Edward IV. Ainda assim, nenhum esforço foi feito para identificar os outros caixões já existentes no tumúlo.
No final da década de 90, trabalhos na mesma área, da capela de St. George, levaram à excavação da área subterranea para substituição de um cilindro antigo e também para adicionar um repositório para os restos mortais de futuros reitores e canones de Windsor. Foi requisitada permissão para averiguar os tumulos ou com uma câmara de fibra óptica ou, se possivel, uma reexaminação dos dois caixões de chumbo não identificados. Com os testes cientificos modernos poderá ser possivel determinar quem está sepultado junto de Edward IV. Seria necessário consentimento real para abrir qualquer túmulo real, por isso acharam melhor deixar o mistério medieval por resolver pelo menos para já.
Os fantasmas dos dois pequenos principes já foram avistados de mãos dadas, deambulando pela torre. Em 1990, dois guardas ouviram duas crianças a rir no exterior da torre.



Nenhum comentário:
Postar um comentário